quinta-feira, 18 de novembro de 2010

#9 .ART - 9º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia

Ocorreu durante a Semana de Extensão entre os dias 9 a 13 de novembro no auditório da pós-graduação do IdA o 9º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. Contando com a apresentação de 7 mesas redondas e 5 palestras. O tema dessa ano foi "Sistemas Complexos, Artificiais, Naturais e Mistos".  A idéia é debater como os sistemas computacionais são, em alguns casos, análogos às comunidades ecológicas naturais, uma vez que são complexos e dinâmicos. Incluem componentes computacionais interagindo entre si e com o meio computacional. 

O Encontro também destacou que as interações entre espécies computacionais, intra-espécies computacionais e natureza são significativas no contexto artístico. A Exposição Em Meio #2 também faz parte dessa discussão, pois mostra o resultado de pesquisas desenvolvidas por renomados artistas da área (arte computacional). A abertura da exposição aconteceu no dia 9 de novembro de 2010 no Museu Nacional da República e fica aberta ao público até o dia 30 de novembro.


Abraços, e até mais ;)

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

X Semana de Extensão da UnB

 
De 8 a 12 de novembro de 2010 acontece a X Semana de Extensão da UnB: Brasília 50 anos - DiverCidades. Quem quiser participar e só conferir a inscrição no site. Lá você encontra não só a programação, mas também galeria de fotos, notícias, histórico da semana, entre outros links. Para fazer sua inscrição clique AQUI.

Até mais :)

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dicas de Estudo

Um dos momentos mais interessantes do livro de Elisa Gonsalves é o incentivo do estudo como hábito.  Para isso ela dá dicas preciosas de como podemos organizar os estudos. Segue abaixo uma síntese do que ela propõe para os leitores.

Para estudar é necessário um ambiente adequado. O lugar propício deverá ser:
  • Sossegado;
  • Com boa iluminação;
  • Sem música;
  • Com uma mesa;
  • Uma cadeira confortável;
  • Um bom dicionário é imprescindível .
 
Atenção: O lugar do estudo é aquele que você consegue criar um ambiente e um clima para o estudo!
Também é necessário dedicar um tempo para estudar. É necessário descubrir os períodos de tempo vagos e selecionar os períodos do dia que você se sente mais disposto. Separe duas horas de estudo, e entre uma hora e outra descase 15 minutos. As anotações feitas em sala de aula também são importantes na hora de estudar. Quando escrevemos algo memorizamos mais!

E na hora de estudar? O que fazer?

1º passo: Faça uma primeira leitura. Leia o conteúdo a ser estudado despreocupadamente, apenas para se familiarizar.

2º Passo: Faça uma segunda leitura. Agora, leia o conteúdo sublinhando o que você acha mais importante no texto.

3º Passo: Faça um questionário sobre o que foi lido. Quais são as principais questões do texto? Quais são as respostas?

4º Passo: Faça um esquema do texto, a partir do questionário. Faça um esquema com ramificações, com diferentes coress. Use esse esquema como um "mapa mental".

5º Passo: Se houver exercícios, faça-os.


Acho que com essas sugestões fica mais fácil estudar! :)

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Selecionando o Tema da Pesquisa

É hora de selecionar o tema! O que pesquisar? Por onde começar? Quais critérios devem ser observados na seleção de um objeto de estudo? Na escolha de um tema deve-se indicar a área de interesse a ser investigada.

De acordo com Gonsalves a tendência atual nos cursos de pós-gradução é a de que o aluno se engaje num grupo de pesquisa cuja coordenador seja um pesquisador experiente. 

Atenção: na escolha de um tema de pesquisa, a opção ideal é unir uma grande motivação com uma certa familiaridade!

Após a definição do tema é necessário levantar o problema e reconhecer quais sujeitos têm melhores condições de indicar temas/problemas relevantes. Surge então a procura pela literatura existente sobre o tema escolhido. O pesquisador pode dispor de três procedimentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e os contatos diretos.

Pesquisa Documental: Recorre a materiais que ainda não receberam tratamento analítco (fontes primárias). Proximidade da fonte com o acontecimento. relação direta com o documento.

Pesquisa Bibliográfica: Fontes secundárias, Não se tem uma relação direta com o acontecimento registrado, mas com conhecimento de elementos ou de sujeitos mediadores. Na pesquisa bibliográfica encontramos dois tipos de dados: aqueles que sãoencontrados em fontes de referência e aqueles dados especializados em cada área do saber.

Contatos Diretos: O pesquisador conversa informalmente com pessoas que podem fornecer dados ou sugerir possíveis fontes de informações úteis.

Fonte: Conversas Sobre Iniciação à Pesquisa Científica - Elisa Pereira Gonsalves