É hora de selecionar o tema! O que pesquisar? Por onde começar? Quais critérios devem ser observados na seleção de um objeto de estudo? Na escolha de um tema deve-se indicar a área de interesse a ser investigada.
De acordo com Gonsalves a tendência atual nos cursos de pós-gradução é a de que o aluno se engaje num grupo de pesquisa cuja coordenador seja um pesquisador experiente.
Atenção: na escolha de um tema de pesquisa, a opção ideal é unir uma grande motivação com uma certa familiaridade!
Após a definição do tema é necessário levantar o problema e reconhecer quais sujeitos têm melhores condições de indicar temas/problemas relevantes. Surge então a procura pela literatura existente sobre o tema escolhido. O pesquisador pode dispor de três procedimentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e os contatos diretos.
Pesquisa Documental: Recorre a materiais que ainda não receberam tratamento analítco (fontes primárias). Proximidade da fonte com o acontecimento. relação direta com o documento.
Pesquisa Bibliográfica: Fontes secundárias, Não se tem uma relação direta com o acontecimento registrado, mas com conhecimento de elementos ou de sujeitos mediadores. Na pesquisa bibliográfica encontramos dois tipos de dados: aqueles que sãoencontrados em fontes de referência e aqueles dados especializados em cada área do saber.
Contatos Diretos: O pesquisador conversa informalmente com pessoas que podem fornecer dados ou sugerir possíveis fontes de informações úteis.
Fonte: Conversas Sobre Iniciação à Pesquisa Científica - Elisa Pereira Gonsalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário